Faculdade Machado de Assis

  • Login
  • Blog
  • Forum
  • Orkut
HISTÓRICO DA FAMA
 
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Fama Fachada

A cidade do Rio de Janeiro está localizada na região leste do estado do Rio de Janeiro, a uma distância de aproximadamente 1.160 Km da capital, apresentando uma população de aproximadamente 6.323.037 habitantes e um crescimento de 1,1 % ao ano segundo dados do IBGE (2011).
Conhecida como a Capital Nacional do Turismo, constituindo o maior polo de riqueza nacional do setor, no Estado do Rio de Janeiro, com grande número de importantes empresas estatais, fundações públicas e autarquias federais possuem em suas sedes estabelecidas na cidade, com destaque para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Eletrobrás, entre outras.
No que diz respeito ao bairro onde a IES funciona, cabe ressaltar que o mesmo é um dos maiores pólos de comércio, possuindo inúmeros estabelecimentos comerciais voltados principalmente para os setores de roupas e alimentos. Inúmeras empresas de Prestadores de Serviços, propriedades agrícolas para plantio da mandioca e coco, sindicatos de indústrias, de profissionais de ensino, dos siderúrgicos, sindicato dos moedeiros, trabalhadores da Casa da Moeda.
Vinte e duas emissoras de Rádio, seis delas AM, dezesseis FM e dois Webrádios situadas na Cidade do Rio de Janeiro são referencias para o bairro que também possui uma rádio comunitária. Nove emissoras de TV aberta e cinco por assinaturas, quinze jornais diários online, onze impressos e trinta e sete de determinados bairros, além de duas revistas mensais promovem a comunicação para a comunidade de Santa Cruz.

 

 

Próximo ao bairro encontra-se a Fundação Xuxa Meneghel, diversos abrigos e Entidades Sociais. A principal entidade cultural é o Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro. O mesmo foi criado por um movimento comunitário dos habitantes do bairro, em conjunto com o NOPH (Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica) e outras entidades locais em 1983, com o objetivo de promover o resgate da identidade cultural de Santa Cruz e o desenvolvimento de ações e projetos com e pela comunidade, tais como campanhas, exposições e ações pedagógicas na educação formal e não formal, sempre seguindo o conceito de ecomuseu, de desenvolver o território que habita, a partir da valorização da história local e do patrimônio cultural.
A comunidade conta em média com nove agências bancárias incluindo os bancos Itaú, Caixa, Bradesco, Santander, do Brasil e HSBC. Na área da saúde, o bairro possui um hospital municipal, três unidades hospitalares privadas além de UPAs e Clínicas da Família.
Em termos Educacionais, a cidade do Rio de Janeiro 32 creches privadas, 1.075 Escolas Municipais, 252 Creches Públicas Municipais em horário integral, 98 Unidades Escolares que atendem na modalidade Creche, 166 Creches conveniadas, 118 Espaços de Desenvolvimento Infantil. São 566 escolas de nível médio e 66 instituições de nível superior, a cidade do Rio de Janeiro detém a segunda rede de ensino mais extensa do país. Ao total, são 1 414 048 matrículas e 73 508 docentes.
A Faculdade Machado de Assis, atualmente atende uma área com população de aproximadamente 365.847 habitantes, sendo 217.333 na Microrregião Geográfica de Santa Cruz – Comunidade onde se situa a IES e os (municípios: Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba), no estado do Rio de Janeiro.
O bairro de Santa Cruz pertence à região administrativa do Rio de Janeiro – RJ (19ª RA) ; onde tem instalado o Distrito Industrial de Santa Cruz com organizações de grande importância para o estado, como a AEDIN – Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz, CIA Siderúrgica da Guanabara – COSIGUA do Grupo Gerdau, FURNAS Centrais Elétricas – AS, Casa da Moeda do Brasil, BASF S/A, AGA S/A, ECOLAB Química Ltda, Latas de Alumínio S/A – LATASA, VALESUL Alumínio S/A, White Martins Gases Industriais S/A, Fábrica Carioca de Catalisadores – FCC, Montreal Engenharia S/A, Morganite Isolantes Térmicos Ltda, Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A – NUCLEP, Pan-Americana S/A Indústrias Químicas, SICPA Indústria de Tintas Ltda, Cia Brasileira de Pneumáticos Michelin Ind. E Comércio, etc; é fronteira do município do Rio de Janeiro com o município de Itaguaí, que tem grande interseção sócio-comunitária com Santa Cruz, e já contempla em desenvolvimento e implantação o Porto de Itaguaí, uma estratégica que alavanca o crescimento econômico para o estado e o País. Além disso, Santa Cruz é Portão de entrada dos Potenciais Turísticos da Costa Verde (Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paratí), da Costa Oeste (Sepetiba, Pedra de Guaratiba e Barra de Guaratiba) e também da cidade Rio de Janeiro. Portanto, é um bairro extremamente promissor representando uma ampla perspectiva de sucesso na área de ensino superior, para o desenvolvimento do potencial humano desta região e sua base sustentável.

A Faculdade Machado de Assis tem atualmente cinco cursos de graduação entre bacharelados (Administração, Ciências Contábeis e Turismo) e Licenciaturas (Letras com habilitações em Português/Literaturas, Português/Inglês e respectivas literaturas). A Pós-graduação abarca as áreas e cursos a seguir: Administração (Comércio Exterior e Logística, Gestão Empresarial, Marketing, Produção e Logística, Gerência de Jornalismo, Gestão de Vendas e Comércio, Gestão de Pessoas), Ciências Contábeis (Gestão Pública e Controladoria e Auditoria), Educação (Administração Escolar, Educação (Ensino Básico e Superior), Psicopedagogia, Ensino de Línguas Estrangeiras, Literatura e Outras Linguagens, Língua Portuguesa, Língua e Literaturas), Matemática (Matemática para Ensino Fundamental e Médio) e Turismo (Gestão Sustentável e meio ambiente), além das atividades de extensão como Jornada de Matemática, Letras, Turismo entre outras.

Não é segredo para ninguém que nossa Santa Cruz, conforme retratada no histórico de nosso Município do Rio de Janeiro, diz bem da potencialidade de nossa região.
Nascida a mais de década do novo milênio, a FAMA, já sob a influência do mundo globalizado, identificou a grande necessidade de iniciar, desde logo, a preparação de sua estrutura para enfrentar os desafios propostos por esta nova realidade.
Para tanto, estamos com um grupo de professores do mais alto nível, absolutamente preparados e de grande experiência empresarial, com titulação relevante, que nos dá a garantia de sermos em breve tempo um grande Centro de Excelência do nosso Município e, por que não dizer, do nosso Estado do Rio de Janeiro.
Para uma segurança maior na evolução de seus caminhos, a FAMA em 1998, agregou à sua missão as parcerias realizadas através dos convênios formalizados com diversas Instituições da nossa cidade do Rio de Janeiro e Municípios vizinhos, tais como: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Centro de Cultura Anglo-Americana, Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz-AEDIN, Conselho Regional de Contabilidade-CRC, Conselho Regional de Administração-CRA, Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo do Rio de Janeiro-ABBTUR-RJ,Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro-ABIH-RJ, Associação Brasileira de Eventos e Congressos do Rio de Janeiro-ABEOC-RJ, Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz, Hospital CEMERU, Hotel Porto Bello, Estância Turística JONOSAKE, Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação-IPAE, Associação Gastronômica e Comercial da Costa Oeste, SEBRAE, CIEEE, Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica-NOPH, Ecomuseu do Quarteirão do Matadouro e outros, visando a melhoria das condições de ensino, pesquisa, extensão e apoio técnico, onde temos tido um campo de interação com uma estrutura acadêmica sólida e consistente que contribui em muito para nossa orientação no atingimento de nossos objetivos.
Ainda mais, no rumo de sua missão, a FAMA, além da sua integração participativa em todas as ações sócio-culturais da comunidade de Santa Cruz e vizinhanças, é parceira ativa do Programa Nacional de Municipalização do Turismo, nas qual faz parte do Comitê Estadual do PNMT, Programa QualiRio e Programa QualiOeste.
O mundo moderno exige profissionais, não preparados apenas para o mercado de trabalho, mas verdadeiras inteligências que estarão à disposição das instituições de todo país, para ajudarem a projetar as ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO, que não são muito fáceis de serem preparadas e instituídas.
A FAMA está pensando alto porque, fundamentalmente, acredita no potencial da nossa região e no talento, criatividade e competência de nossos alunos.
É neste contexto que a FAMA vem evoluindo e desenvolvendo seus projetos, e, com a firmeza de uma IES sólida em sua missão, tem despertado na Comunidade a sua importância na formação e aprimoramento do Potencial Humano, haja visto contarmos em nosso corpo discente, além dos jovens da nossa comunidade que concluíram o ensino médio e buscam sua formação no ensino superior, com profissionais de organizações como o Banco do Brasil, Bradesco, Casa da Moeda do Brasil, Unibanco, HSBC Bamerindus, Banco Santander, Base Aérea de Santa Cruz, Batalhão de Engenharia Villagran Cabrita, Hospital CEMERU, Empresa de Correios e Telégrafos, VASP, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Itaguaí, Prefeitura Municipal de Seropédica, Prefeitura Municipal de Mangaratiba e diversas pequenas e micro-empresas, alguns já galgando cargos de gerência, o que muito nos gratifica.
Além de sua atividade principal, a graduação, a FAMA tem oferecido tanto à comunidade interna quanto à externa seminários e palestras relevantes e equipamentos com a participação de profissionais e instituições importantes como o Conselho Regional de Contabilidade – CRC, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro – BVRJ, a Comissão de Valores Mobiliários do Rio de Janeiro – CVM, o Conselho Regional de Administração - CRA, Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo - ABBTUR, a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – TurisRio e o Círculo Fluminense – Jornada Nacional de Filologia e Linguística da Língua Portuguesa.
Ainda neste curto espaço de sua existência, a FAMA, vem articulando com a Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz, a Associação Comercial e Industrial de Itaguaí, a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz – AEDIN, Mecanismos de Estudos e Pesquisas para a criação e desenvolvimento de projetos para atendimento das necessidades de aperfeiçoamento e adequação não só dos recursos humanos e sua renovação, como também suas estruturas e processos.