Matemática

SOBRE O CURSO

  • Denominação: Licenciatura Plena em Matemática
  • Titulação: Licenciado em Matemática.
  • Reconhecimento do Curso: Portaria nº 291 de 27/01/2005.
  • Publicação no Diário Oficial da União:28/01/2005.
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 00
  • Turno(s): 00
  • Carga Horária: 2.680 horas
  • Duração do Curso: Mínima – 07 Semestres / Máxima – 11 Semestres
  • Componentes Curriculares: Download
  • Docentes: Download

 

PERFIL DO PROFISSIONAL

……..O Graduado em Licenciatura Plena – Matemática, deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática, ou fora dela. Deverá ser um profissional que tenha um conhecimento sólido do conteúdo de Matemática usual no 1º e 2º graus; conhecimento de Matemática Superior, seja aquela que possa vir a fazer parte do currículo de 1º e 2º graus, seja aquela que lhe permita aprofundar seus conhecimentos do programa de 1º e 2º graus. Deverá Ter uma visão da importância dos tópicos que esteja ensinando, no contexto geral da Matemática e de outras áreas afins. Deverá ter também uma formação pedagógica que lhe dê condições de exercer sua futura atividade de educador. Para isso, é necessário que ele possua conhecimentos da História e Filosofia das Ciências e da Matemática, conhecimentos sobre a história e a evolução da educação em geral no Brasil e o contexto sócio-econômico em que ela se deu, bem como conhecimento de Psicologia. Um profissional compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho. Finalmente, deverá ampliar o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.

OBJETIVOS

……..Formar Professores com visão sistêmica em relação à Educação e suas partes (intravisão) e com relação ao contexto sócio-econômico-político-cultural em que a Educação está inserida (intervisão); formar Professores com habilidade Pedagógica e capacidade de análise crítica da importância da Educação e sua contextualização Social, de forma a se adequarem às transformações estruturais ensejadas na LDB ; formar Professores que busquem o aprimoramento contínuo e valorizem a educação contínua como o novo paradigma de aperfeiçoamento humano.

CONCEPÇÃO E FINALIDADE

……..A filosofia do curso de Ciências Habilitação Matemática contextualiza as ações e diretrizes curriculares no sentido resgatar o comprometimento com um ensino e aprendizagem de excelência, pelo que se desenvolve uma educação sintonizada com o tempo e a sociedade que se busca transformar, integrando ao processo às múltiplas linguagens contemporâneas. A demanda por novas necessidades sociais e econômicas, o desenho de um novo mercado, mais exigentes e consciente de seus direitos, bem como o assegurar que os egressos do curso de Licenciatura em Matemática tenham sido adequadamente preparados para uma carreira na qual a Matemática seja utilizada de modo essencial de modo a repensar e viabilizar a melhor implementação e consolidação de um processo contínuo de ensino e aprendizagem.

……..O curso de Licenciatura em Matemática não pode temer a ciência que se está fazendo, nem as diferentes recombinações de temas e nem os redutos interdisciplinares. Não pode se proibir de projetar as faculdades e universidades no futuro.

……..O curso de Licenciatura em Matemática não pode esgotar e muito menos chegar ao definitivo em qualquer área, porém é extremamente importante que os nossos alunos tenham continuamente impulsos motivadores capazes de abrir investigações ou renová-las, mesmo que cumprindo metas e planos rígidos. As padronizações não podem tirar a margem de diferenciação necessária à contextualização do processo de formação profissional, em meio à tão grande diversidade de conjunturas sociais, econômicas e culturais.

……..O desempenho do Licenciado em Matemática só será possível através da internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional, da formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural, onde está inserido e a tomar decisões em um mundo globalizado, diversificado e interdependente.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

PERFIL DO EGRESSO

……..Integrar o nosso potencial humano ao desenvolvimento sócio-cultural-político-econômico, através da formação de profissionais competentes e dinâmicos, capazes de participar das transformações do nosso tempo e suas inovações, interagindo nossas ações na busca do consenso local de nossa região, rumo a otimização da qualidade de vida, em ressonância com os anseios e esforços de nossa nação.

EVENTOS